Dedetização de Pulgas e Carrapatos

Dedetizadora

COMO FUNCIONA A DEDETIZAÇÃO DE PULGAS E CARRAPATOS

Pequenos vorazes, os carrapatos e a minúsculas pulgas, podem ser encontradas facilmente em qualquer cão ou gato sugam seu sangue, ao ponto de que em grandes infestações, os animais podem até sucumbir.

DEDETIZAÇÃO DE PULGAS E CARRAPATOS

Principalmente quando essas pragas estão contaminadas com doenças, que ao serem passadas para o animal doméstico, sem tratamento morre em poucos dias ou semanas.

Além das doenças que pulgas e carrapatos podem passar, existe a coceira característica que as pulgas em especial causam, quando estão em contatos com os animais e pessoas.

Grandes infestações de pulgas podem se apegar a tecidos e cantos das casas e se tornar um problema muito grave.

Para evitar que essas pragas tragam tantas dores de cabeça, neste artigo explicaremos como funciona a dedetização de pulgas e carrapatos, as espécies mais comuns, como elas podem ser perigosas e transmitir doenças e como é feito o combate e eliminação total para conforto de sua família e animais domésticos.

O QUE SÃO PULGAS E CARRAPATOS

As pulgas e carrapatos são conhecidos como insetos parasitas, que se alojam em roupas e pêlos de animais e causam grande proliferação, causando coceiras e transmitindo doenças. No caso dos carrapatos, eles pertencem a família dos aracnídeos e existem mais de 800 tipos conhecidos.

PULGAS

O que são pulgas

As pulgas são quase microscópicas, chegando ao máximo de 3 mm de comprimento e possuem um corpo liso e achatado que facilita a locomoção por entre os pêlos dos animais em que estão hospedadas.

A pulga possui um dos pulos mais altos e efetivos do mundo animal e são descritos até hoje, por volta de 3.000 espécies, sendo no Brasil 60 tipos conhecidos.

CARRAPATO

O que são carrapatos

O carrapato é, além de um parente distante das aranhas, é um tipo de ácaro e são registrados tipos adultos com 0,25 mm de comprimento, mas o mais comum são os maiores, por volta de 2 cm de comprimento.

No Brasil os tipos mais encontrados são o marrom vermelho e o estrela, sendo este último altamente letal.

DOENÇAS MAIS COMUNS TRANSMITIDAS POR PULGAS E CARRAPATOS

DOENÇAS MAIS COMUNS TRANSMITIDAS POR PULGAS E CARRAPATOS

Doenças Transmitida Pela Pulga

As pulgas transmitem doenças hoje, mais como vetores mecânicos do que diretamente.

No passado, ela foi a causadora do tifo, uma doença epidêmica que matou milhares de pessoas na Europa e outros locais do mundo, transmitida por parasitas como as pulgas e que causava sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, febre alta e dores de cabeça.

Hoje a doença está praticamente erradicada, mas as pulgas continuam sendo um problema de saúde pública, já que elas ainda podem transmitir outras doenças que merecem atenção como anemias, viroses e até vermes.

Doenças Transmitida Carrapatos

Junto com os carrapatos, podem matar animais domésticos em pouco tempo, quando não existe tratamento.

O Carrapato Vermelho é o mais comum em cães e gatos e este tipo de praga quando se aloja, pode transmitir doenças para os animais como as dermatites, que causam desde coceira até a queda dos pêlos nas regiões afetadas, além de problemas mais sérios como a erliquiose e babesiose.

A primeira doença, ataca os glóbulos brancos dos animais, enquanto a segunda faz o inverso, ataca os glóbulos vermelhos. Ambas as doenças podem ser fatais aos animais quando não tratadas.

Além dessas doenças, o carrapato pode transmitir a Doença de Lyme, mal causado pelo carrapato marrom, mas também o estrela.

Os sintomas parecem com os da gripe, porém com o tempo a doença tende a ficar mais forte com dores e inchaços nas articulações e erupções pelo corpo, inflamação dos ossos e fraqueza severa.

A doença tem cura nos estágios iniciais, porém quanto mais avança se torna crônica e quando não tratada corretamente, pode evoluir para problemas de ordem neurológica e problemas cardíacos.

O carrapato estrela também pode transmitir a febre maculosa, doença infecciosa que causa desde febre alta, até dores de cabeça forte e dores nas articulações.

A doença é grave e pode causar paralisia dos órgãos vitais, gangrena e morte. O carrapato estrela é encontrado com mais facilidade em cavalos e regiões rurais.

CUIDADOS COM ANIMAIS DOMÉSTICOS

Cuidados Animais Domésticos Pulgas e Carrapatos

Com tantos males que pulgas e carrapatos podem causar, não só aos nossos amigos de 4 patas como a nós humanos, ter um cuidado especial tanto com a limpeza como com a alimentação e vacinas, irá garantir que os animais fiquem menos propensos apresentar doenças ou vestígios de infestação de carrapatos ou pulgas:

  • Por não haver vacinas que matem ou contenham os parasitas, a alternativa é manter o local onde os cães e gatos ficam sempre limpo, com grama aparada e chão limpo;
  • Cate diariamente as fezes e lave com cândida e desinfetante os locais com urina e pelos acumulados. Lave o local onde o cão dorme, especialmente se ele fica sempre do lado de fora da casa;
  • Animais que ficam dentro de casa, precisam de cuidados redobrados, principalmente com pulgas. Use sempre coleiras anti-pulgas e parasitas e dê banho nos animais a cada 15 dias no máximo quando cachorros e a cada 30 dias no caso dos gatos;
  • Mantenha a casa sempre limpa, iluminada e arejada;
  • Dê sempre uma ração adequada e água limpa e fresca todos os dias;
  • Gatos são menos propensos a pulgas e carrapatos, mas assim como os cães merecem atenção total;
  • Caso perceba carrapatos e pulgas no seu animal e ele ficar doente, leve ao veterinário o mais rápido possível e siga todas as recomendações do médico para o bem da saúde dele e da sua família.

COMO É FEITA A DEDETIZAÇÃO DE PULGAS E CARRAPATOS

COMO É FEITA A DEDETIZAÇÃO DE PULGAS E CARRAPATOS

A dedetização de Pulgas e Carrapatos deve ser feita ao mesmo tempo que é feito o tratamento do animal de estimação, pois quando não estão nos animais domésticos, as pulgas e carrapatos estão em ninhos que podem ser desde cantos de paredes, até locais altos e escondidos.

A melhor forma de dedetização é fazendo a pulverização com um produto que não é perigoso ao homem, mas mata as pulgas e carrapatos facilmente.

É preciso fazer 3 aplicações dentro de 15 dias e dessa forma se livrar das pragas.

Para maior eficiência, os animais domésticos devem estar tratados e serem afastados por até 2 dias do local pulverizado.

Quanto Custa o Serviço de Dedetização Pulgas e Carrapatos

O serviço de dedetização de Pulgas e Carrapatos é cobrado geralmente por m², o técnico vai até o imóvel e faz um levantamento do tipo de praga que esta afetando o local e analisa que tipo de veneno vai ser necessário para acabar com aquela praga.

A visita do técnico é indispensável, pois somente um profissional para identificar a especie de praga, pois no caso de Pulgas e Carrapatos é necessário identificar qual a especie da praga.

Solicite um Orçamento Dedetização Pulgas e Carrapatos SP