Dedetizar Broca

Dedetizadora

SAIBA MAIS SOBRE A PRAGA BROCA

Silenciosa e tão destrutiva quanto cupins, a Broca de madeira é um pequeno inseto que se alimenta de madeira e pode destruir objetos de madeira como móveis, portas, janelas e até telhados, comprometendo estruturas e trazendo sérios problemas para residências.

Dedetizar Broca

A Broca de madeira possui particularidades que a diferem dos cupins e outros tipos de insetos, mas que assim como eles, podem se tornar um problema complexo para resolver a longo prazo, já que brocas demoram para serem percebidas e aí o estrago já pode ter sido feito.

Neste artigo informativo, explicaremos quem são as Brocas de madeira, o que elas podem fazer com sua casa e quais as formas de eliminação caseira e dedetização especializada que resolve esse problema. Saiba mais sobre a praga broca!

O que é a Praga Broca

O que é a Praga Broca

As brocas são pequenos besouros de curta duração de vida, por volta de 24 horas, que na fase da larva se alimentam de madeira e depois que crescem voam, deixando para trás seus ovos para continuar furando e se alimentando da madeira.

Mas como as brocas aparecem? O besouro da broca chega a madeira e deposita seus ovos e a partir daí, depois de eclodir dos ovos, as larvas furam a madeira e entram, e depois disso é que se torna difícil a identificação e eliminação total dessa praga, sendo que muitos casos só são percebidos depois de muitos anos.

O ciclo para os ovos eclodirem é relativamente curto, de 1 até 4 semanas e as larvas vivem de até 4 semanas também, até se tornarem besouros adultos, e enquanto são larvas, é que se alimentam da madeira, abrindo galerias e furando cada vez mais a madeira, abrindo espaço para mais larvas. As larvas demoram até 3 anos para se tornar adultas, se alimentando da madeira todo esse período.

Depois de adulto, a broca vira um besouro e abandona o local e vive por até 24 horas, porém como são colocados muito ovos, o número de larvas é grande e como demoram para se tornar adultas, podem destruir vários itens de madeira durante esse tempo, se tornando um problema sério e quase imperceptível que quando notado, já pode ter comprometido muitos objetos.

BROCAS X CUPINS

BROCAS X CUPINS

É muito comum que ao se deparar com raspas de madeira no chão, associemos logo a infestação por cupins, porém é importante saber as diferenças, pois os dois insetos são bem diferentes no comportamento e forma como comprometem a madeira.

A principal diferença das Brocas de madeira para o cupim, é que o cupim cria galerias e se reproduz deixando os ovos e filhotes no local que continuem se alimentando e só saem quando percebem perigo como produtos químicos para dedetização.

No caso da Broca, ela fica na madeira desde quando os ovos eclodem até se tornar um besouro adulto, se alimentando da madeira durante esse tempo, mas saindo dali quando se desenvolve.

A diferença também é percebida com a forma da madeira que é produzida tanto pelo cupim como a Broca.

O cupim faz um pó granulado e os furos na madeira são maiores, enquanto a broca faz furos pequenos e o pó que produz é semelhante um talco de tão fino.

Por serem diferentes insetos, a forma de extermínio não é igual também, ou seja, o que serve para matar cupins não é indicado para Brocas.

Dedetizadoras possuem produtos adequados para os dois tipos de pragas e que são eficientes para eliminação;

COMO COMBATER BROCA DE MADEIRA

COMO COMBATER BROCA DE MADEIRA

Para combatê-la, é precisa primeiro observar a madeira para identificar se ela está sendo atacada por broca ou cupim. Para identificar a praga Broca, é preciso ser observado:

  • Analise se existem fendas e furinhos pequenos e variados na madeira do móvel. Flacidez na peça também é um sinal de que a madeira pode estar infestada por alguma praga e nesses casos, pode ser que não tenha mais como salvar o objeto;
  • Para saber se a madeira está oca, bata na madeira e ouça o barulho, se estiver maciço é por que não existe ataque de insetos, do contrário, existe infestação de algum inseto;
  • Quando o móvel está ficando oco, uma forma de analisar o estrago é pegar algo como uma chave de fenda e empurrar contra o objeto, assim que afundar e sem dificuldade, observe se existem galerias por dentro da madeira;
  • Separe os móveis que estiverem infestados pela praga Broca pois dessa forma, impedirá que outros móveis que estejam limpos sejam atacados;
  • A Broca é uma praga que deixa como vestígio um pouco de pó quando está atacando a madeira. Observe se o objeto ou móvel de madeira está ficando com esse pó em volta e se caso for mais granulado, é por que a infestação é de cupins.

Existem produtos fáceis de encontrar em mercados, que matam Brocas assim como cupins e outros insetos de madeira, porém podem ser perigosos no uso e carecem de um cuidado especial no uso.

Produtos aerossol são bons e resolvem o problema de pequenos pontos de Brocas, porém é preciso a utilização de luvas e óculos de proteção.

Existem também produtos que exalam gases que fazem com que o inseto morra dentro da madeira, porém os gases podem ser perigosos para as pessoas, sendo indicados para uso externo e de preferência com a utilização de luvas, roupa comprida e óculos de proteção, além de um cuidado especial com a manipulação durante o uso.

Como a infestação de Brocas é geralmente algo extenso e muitas vezes ela ataca vários pontos e tipos de móveis de madeira pela casa, a melhor opção é chamar uma empresa de dedetização especializada que saberá como identificar todos os focos de infestação e quais as estratégias de eliminação mais eficazes.

DEDETIZAÇÃO DE BROCAS DE MADEIRA

DEDETIZAÇÃO DE BROCAS DE MADEIRA

A dedetização de Brocas de Madeira é feita por uma dedetizadora, principalmente quando o morador identificou que não são cupins e percebeu que a infestação está grande, a ponto de perder algum móvel ou perceber madeiras parcialmente ocas e muitos furinhos na madeira.

A dedetização é feita com veneno em injeção e aplicada nos furinhos da madeira ou através da pulverização. Inseticidas também são usados para acabar com os besouros que dessa forma, não botam mais ovos e o combate seja 100% eficiente.

Solicite uma visita e orçamento e garanta que seus móveis estejam livres dessas pragas silenciosas e destrutivas.

Quanto Custa o Serviço de Dedetização Broca

O serviço de dedetização Broca é cobrado geralmente por m², o técnico vai até o imóvel e faz um levantamento do tipo de praga que esta afetando o local e analisa que tipo de veneno vai ser necessário para acabar com aquela praga.

A visita do técnico é indispensável, pois somente um profissional para identificar a especie de praga, pois no caso da Broca é necessário identificar qual a especie da praga.

Solicite um Orçamento Dedetização Broca SP