Desratização

Dedetizadora

COMO FAZER DESRATIZAÇÃO E MANTER A CASA LIVRE DE RATOS

Apesar de interessantes a primeira vista, os ratos ou camundongos de esgoto, são um dos piores inimigos do homem da cidade.

Desratização

Grandes ou pequeninos, na cor marrom ou acinzentado, os ratos são transmissores de doenças que podem infestar casas e destruir alimentos.

Sujos e perigosos, os ratos da cidade oferecem muitos malefícios que por si só já mostram a importância de exterminá-los.

Mas não é tão simples acabar com ratos em casa, já que ratoeiras e produtos químicos como venenos, nem sempre são eficientes para acabar de vez com as infestações.

Mas conhecer algumas maneiras de se proteger é importante e saber a importância de uma boa desratização, será o fim destes indesejáveis visitantes.

Confira neste artigo, como dedetizar ratos e manter a casa livre deles para sempre!

POR QUE RATOS INVADEM CIDADES?

POR QUE RATOS INVADEM CIDADES

É nas casas que os ratos encontram bons locais para se esconder e procriar, e com alimento próximo, fica mais fácil esse processo.

Historiadores acreditam que os ratos convivem com o homem a pelo menos 10.000 anos!

Outros fatores históricos, explicam que o aparecimento e aumento das cidades e um saneamento básico pobre em muitas regiões, forçando esses animais a se deslocarem para residências a procura de comida e mantê-los assim, o mais próximo de seu habitat natural.

QUAIS OS TIPOS DE RATOS URBANOS?

QUAIS OS TIPOS DE RATOS URBANOS

Existem basicamente 3 tipos de ratos conhecidos como urbanos, ou seja, típicos das cidades:

  • Rato de esgoto (ratazanas);
  • Camundongos;
  • Ratos de teto ou forro.

Ratos Esgoto (Ratazanas)

O primeiro é o tipo mais comum das cidades, encontrado facilmente em ninhadas e infestações em regiões sem saneamento como esgotos a céu aberto.

As ratazanas são ratos grandes, com até 27 cm de comprimento e podem pesar até 300 gramas.

Como são grandes, são facilmente notadas dentro de uma residência, porém são mais resistentes a tipos caseiros de extermínio.

Gostam de áreas úmidas e com vegetação alta, onde desenvolvem ninhos e podem ter até 13 filhotes por gestação, sendo uma gravidez entre 20 até 30 dias e em menos de 24 horas, já está em condições para engravidar novamente. Um casal de ratos pode ter mais de 10.000 filhotes em pouco mais de 1 ano!

Camundongos

Os camundongos não são diferentes e podem ser ratos tanto de esgoto como de forro.

Os camundongos ao contrário da ratazanas, são pequeninos e podem ser mais perigosos para infestar uma casa, já que o tamanho mínimo, dificulta o extermínio dessas pragas.

Ratos de teto ou forro

Os ratos de teto ou forro são pragas que se alojam especificamente em sótão e partes altas de casas, em especial residências antigas com teto feito de madeira ou estuque.

Esses ratos são geralmente parecidos com os camundongos, porém desenvolveram a habilidade de subir em paredes.

Necessita de cuidados para que não atraiam outros tipos para o local.

Com números tão espantosos, fica fácil entender por que as infestações de ratos pode crescer consideravelmente em um espaço curto de tempo, e o quanto é importante a eliminação deles para garantir a saúde e tranquilidade de sua família.

COMO DESRATIZAR DICAS CASEIRAS?

COMO DESRATIZAR DICAS CASEIRAS

Primeiro, é preciso identificar se existem ratos mesmo na casa e qual o tipo, pois ratoeiras por exemplo, possuem tamanhos variados e um rato muito pequeno poderá se safar facilmente de uma ratoeira grande, então é importante saber que espécie que está lidando.

Assim que é confirmado o tipo de rato, compre ratoeiras e coloque em locais específicos por onde o rato já deixou vestígios ou perto da comida.

É fundamental tomar cuidados como, manter animais domésticos e crianças pequenas longe das ratoeiras, para assim evitar acidentes.

As ratoeiras são baratas e fáceis de armar, colocando um chamariz para atrair o rato e aguardar que ele seja pego por ela.

O grande problema, é que nem sempre eles são tão ´´bobos“ e percebem quando estão em perigo.

A dica é colocar alimentos com cheiro agradável e forte para atraí-los e ter mais de uma ratoeira em locais estratégicos.

Outro tipo de exterminador de ratos, são os venenos como o famoso chumbinho e venenos eméticos.

O chumbinho ou venenos de extermínio, são venenos que quando colocados em alimentos, podem matar os ratos em questão de minutos, por conta do seu poderoso poder destrutivo.

Lembrando que o chumbinho tem sua venda proibida, não sendo permitida a compra deste produto para o controle de pragas.

Apesar de eficientes, podem ser percebidos pelos ratos por conta do odor característico e ao invés de atrair, afastá-los.

Já os venenos eméticos causam vômitos e podem deixar o roedor fraco e provocar desidratação, levando a morte em horas ou dias.

Esse veneno não é facilmente percebido, mas por não matar instantaneamente, o rato pode se recuperar e continuar a infestação.

Todas essas formas de desratização podem ser facilmente feitas em casa e por preços baixos, porém são paliativos que nem sempre acabam com o problema.

É importante fazê-los com certa regularidade e levar em conta outros pontos como a limpeza do local.

É preciso observar se o aparecimento de ratos está acontecendo por conta de muito lixo acumulado, acesso fácil a ração e alimentos, frestas de porta que dão acesso fácil ao interior das casas ou saneamento básico inexistente e região ou residência insalubre.

Todos esses pontos devem ser resolvidos para que os ratos deixem de infestar sua residência, mas caso continue mesmo com tais medidas tomadas, é preciso de um serviço especializado para fazer uma desratização.

COMO SE VER LIVRE DOS RATOS?

COMO SE VER LIVRE DOS RATOS

Depois de várias técnicas caseiras, a melhor forma de se ver livre de ratos em casa é fazer uma desratização por uma empresa especializada.

As empresas possuem produtos específicos para resolver o problema como iscas granuladas que não possuem cheiro e não trazem perigos ao seres humanos, pó de contato que mata os ratos quando o produto adere ao pêlos e iscas de parafina que matam os ratos silenciosa e rapidamente.

Além de conhecer as diferenças de cada espécie de ratos, os profissionais sabem exatamente quais os produtos e equipamentos corretos para acabar com cada um, e tudo isso com qualidade e resultados que duram por muito tempo. Solicite um orçamento e se livre dos ratos já!

Quanto Custa o Serviço de Desratização

O serviço de desratização é cobrado geralmente por m², o técnico vai até o imóvel e faz um levantamento do tipo de praga que esta afetando o local e analisa que tipo de veneno vai ser necessário para acabar com aquela praga.

A visita do técnico é indispensável, pois somente um profissional para identificar a especie de praga, pois no caso de Formigas é necessário identificar qual a especie da praga.

Solicite um Orçamento Desratização SP